Publicado em 7 de janeiro de 2013

Inscrições do Sisu abrem nesta segunda-feira

O MEC (Ministério da Educação) iniciou, nesta segunda-feira, as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O sistema está aberto para os estudantes que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 e tiveram nota da redação superior a zero.

A todo, serão oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições. A seleção inclui grande parte das universidades estaduais e federais. As inscrições vão até às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 11.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site do Sisu e podem escolher até duas opções de vagas, especificando-as por ordem de preferência, incluindo a instituição de ensino, o local de oferta, turno e curso pretendido. Até às 23h59 do último dia, o estudante pode fazer quantas alterações quiser na inscrição, mas apenas a última gravada será válida.

Um boletim com a nota de corte de cada curso será emitido pelo sistema todos os dias. Dessa forma, o candidato pode acompanhar se sua nota no Enem é suficiente para concorrer à vaga pretendida, e, se quiser, optar por outro curso. Além disso, ele terá acesso a seu boletim individual e classificação parcial.

Entretanto, o Sisu alerta que a nota de corte é calculada apenas uma vez ao dia – e não em tempo real. Desta forma, ela não garante que o candidato será selecionado para a vaga pretendida.

O Sisu é o sistema informatizado por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem, diz o MEC.

Inscrição

Para se inscrever no Sisu 1°/2013, o estudante deve ter em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2012. Segundo o MEC, o número de inscrição e senha de edições anteriores não serão aceitos.

O candidato que esqueceu o número de inscrição ou senha do Enem pode consultar as informações pelo site do Enem.

Veja o calendário do Sisu

07/01 a 11/01 – 
período de inscrições

14/01 – resultado da 1ª chamada

18/01 a 22/01 – matrícula da 1ª chamada

28/01 – resultado da 2ª chamada

28/01 a 08/02 – prazo para participar da Lista de Espera

01/02 a 05/02 – matrícula da 2ª chamada

18/02 – convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

 

 

 

(BAND)

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)