Publicado em 27 de janeiro de 2014

Reaproveitar material escolar é opção sustentável

O início do ano é um período de férias para muita gente, mas é também a hora de pagar o IPVA do carro e o IPTU da casa. Além disso, as famílias com filhos ainda precisam se preocupar com a compra do material escolar. Geralmente a lista é enorme e para quem tem mais de um filho, a conta final pode ficar bem salgada.

É preciso ficar atento pois as escolas não podem incluir nessa lista material de uso coletivo ou algum item de limpeza. Também é proibido exigir papel higiênico e copos plásticos. Os pais também não podem ser obrigados a comprar o uniforme escolar ou os itens da lista em um local pré-determinado pela escola.

Nessa época as lojas de artigos de papelaria ficam lotadas e os preços disparam. Para economizar, é preciso pesquisar muito e ter paciência. Os pais também podem checar os itens escolares que foram usados no ano passado e ainda estão em condições de serem reaproveitados.

É comum encontrar cadernos dos seus filhos em que metade das folhas não foram usadas, nesse caso é possível arrancar as folhas que foram utilizadas e guardá-las em uma pasta. E ainda dá para personalizar a capa do caderno para que ele pareça novo. Separe recortes do desenho favorito da sua filha ou do seu filho e crie uma capa estilizada. As crianças vão adorar a brincadeira de recorte e cole.

Alguns itens são pouco utilizados e duram bastante, como tesoura, régua, compasso, apontador. Verifique o estado desses materiais antes de comprar novos. Os lápis de cor também podem ser reaproveitados, muitas vezes eles chegam ao final do ano sendo pouco usados. Se a borracha estiver com aspecto sujo, é só limpar com um pano com álcool que ela fica parecendo nova e pode ser reutilizada.

Se as mochilas e lancheiras forem de boa qualidade e foram bem cuidadas durante o último ano, também dá para reutilizá-las agora. Outro item que pesa na conta final é a compra dos livros. Procure saber se a escola do seu filho realiza uma feira de troca de livros. Outra opção é visitar um sebo onde os livros usados são mais baratos.

Para garantir o bom reaproveitamento do material escolar nos próximos anos, é preciso ficar atento à alguns cuidados! Encape cadernos, livros e dicionários, pois assim eles ficam conservados. Lave as mochilas e lancheiras com frequência e se for comprar, opte por materiais duráveis.

Lembre-se que diversos itens da lista de material escolar você já tem em casa. Compre só o que for realmente necessário, escolha os itens de maior vida útil, pesquise preços e prefira produtos que tenham refil. Converse com os seus filhos sobre a importância de reaproveitar materiais em bom estado.

 

Por Universo Jatoba

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)