Publicado em 28 de janeiro de 2014

Ação de Inverno: quase oito mil toneladas de lixo e entulho retirados na capital

Nesta segunda-feira, prefeito Marcus Alexandre, acompanhou os serviços de limpeza executados pela Semsur nos bairros Adalberto Aragão, Tropical, Morada do Sol e Eldorado. No Tropical as ruas visitadas foram a Antúrios, Marte e Eros. No Eldorado acompanhou o trabalho realizado na área do Portal do Vale do Açaí. É a Ação de Inverno, que desde o dia 2 de janeiro deste ano, já retirou 7.600 toneladas de lixo e entulho de 40 bairros da capital.

O prefeito lembra também que uma semana antes da Semsur iniciar a limpeza, equipes das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, passam no bairro que será beneficiado, avisando para que os moradores possam se mobilizar e colocar para fora do quintal, todo o lixo e entulho. “A população tem nos ajudado retirando o lixo e materiais inservíveis dos quintais e vamos avançar com a Ação de Inverno até alcançar os mais de 200 bairros da cidade”.

Para o presidente da Associação de Moradores do Eldorado, Ricardo Freire, a organização é o diferencial da Ação de Inverno. Cita que antes a limpeza não era eficaz porque muitos moradores só retiravam o entulho depois da passagem dos caminhões coletores, o que não ocorre mais porque todos são avisados com antecedência mínima de 5 dias. “Agora o bairro fica limpo de verdade”.

O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, diz que em caso de dúvida com relação à coleta, as pessoas podem ligar para o telefone: 3225-5513, da Sensur, ou ainda acessar o site da prefeitura de Rio Branco, o www.riobranco.ac.gov.br onde consta o calendário diário de recolhimento de lixo e entulho de todos os bairros de Rio Branco.

Maior parte dos entulhos retirados são galhadas de árvores

A maior parte das quase oito mil toneladas de entulho recolhidas até agora na Ação de Inverno, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, é de galhadas ou mesmo de árvores inteiras, hábito da população, que é verificado desde a Ação de Inverno do ano passado. “Na verdade a retirada de entulho e de árvores não é atribuição da prefeitura, mas o prefeito Marcus Alexandre quer garantir que a cidade toda fique limpa e em consequência livre da dengue”, relata Kellyton.

Kellyton explica que a retirada de árvores e galhadas também libera a fiação da rede de energia elétrica. Relata que os bairros onde a população mais corta galhadas ou árvores inteiras são o Eldorado e o Belo Jardim, localidades já consolidadas e bem arborizadas.

Trabalhos ocorrem em vários bairros ao mesmo tempo

Nesta segunda feira, 27, as equipes da Semsur atuaram simultaneamente nos bairros: Eldorado, Chico Mendes, Tropical, Adalberto Aragão, Novo Calafate, Belo Jardim, Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Quinze e Triângulo Novo. E a Vila Santa Rita (na BR-364) que no ano passado não entrou na Ação de Inverno, este ano foi incluída.

A Ação de Inverno conta com 21 equipes, 138 equipamentos leves e pesados, 2.225 trabalhadores da Semsur, Emurb e da secretaria Municipal de Saúde e R$11.641.487,22 em investimentos.

A Semsur dispõe de 7 retro escavadeiras, 7 pás carregadeiras, 21 caçambas toco, 14 caminhões carga seca, 7 caçambas truck, 11 equipamentos de apoio. Da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) são 4 retro escavadeiras, 4 rolos compactadores lisos, 18 caçambas toco, 4 caminhões carga seca e 1 veículo leve; da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) são utilizados na Ação de Inverno, 1caminhão carga seca; 1 máquina de pintura; duas caminhonetes e 1 veículo leve.

Assessoria PMRB

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)